Como ter ânimo nas adversidades

É muito comum que se associe conquista a um mero acaso, vemos constantemente pessoas que se tornaram bem-sucedidas serem classificadas pelos demais como sortudas. Existem ainda aqueles mais injustos que são capazes de julgar a vitória alheia como consequência de um ato ilícito. Esse comportamento diante do sucesso humano é corriqueiro em uma sociedade que não valoriza a longa jornada que se percorre até a vitória. 

No entanto, o sucesso não é casualidade e, para que seja alcançado, bastantes desafios devem ser enfrentados, muitos deles são realmente difíceis e podem lhe trazer muito desconforto. A verdade é que a vida é feita de lutas constantes e o simples fato de existirmos automaticamente nos torna combatentes diários. Isso não é um sinal de que você deva se desanimar, na verdade é exatamente o contrário. As lutas são momentos em que colocamos à prova nossa capacidade e amadurecemos o potencial que temos para evoluirmos mentalmente, fisicamente e espiritualmente. Por isso, as lutas devem ser encaradas como pontos positivos da vida. É exatamente isso que Jesus afirma: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João 16:33).”

Jesus deixou toda a sua glória e se humilhou, tornando-se homem e com toda a fragilidade e debilidade que temos Ele venceu o mundo e triunfou sobre o mal. Um dos pontos a se analisar sobre seu propósito de se fazer homem era nos mostrar que, apesar de todas as dificuldades e tentações da carne que nos limita e nos enfraquece, somos capazes de vencer qualquer desafio se tivermos a Cristo como centro de nossa existência e se o colocarmos como um modelo a ser seguido. Por isso Ele nos adverte para que tenhamos ânimo ao enfrentarmos as aflições deste mundo.

Portanto, diante de um problema, mantenha enraizada dentro de você a esperança no Senhor, que constantemente age em seu favor e nunca descansa, porque Ele o guarda de dia e de noite e o fortalece quando já não lhe resta vigor para que suas debilidades se reestruturem e a cada dia você se torne uma pessoa mais forte na presença de Deus. Quando você viver um momento de escassez, lembre-se de que o seu Pai que está no céu é o provedor de sustento para todas as suas necessidades e Nele você repousará em fartura. 

Anime-se diante dos seus problemas, pois você só alcançará a vitória depois que enfrentar os seus desafios com ânimo alimentado pela confiança no Senhor. Dessa forma, depois de passar pelos momentos de tempestade, você poderá descansar em meio à tranquilidade proporcionada pela abundância da conquista alcançada.

Que essa mensagem abençoe o seu coração e você consiga enxergar a Jesus como o foco da sua jornada e se segurar nEle quando as dificuldades aparecerem, para que, no final, Ele o recompense, dizendo: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (25:23).”