A importância de congregar

Na primeira carta aos Tessalonicenses 5:25, O apóstolo Paulo faz um pedido bastante objetivo: “Irmãos, orai por nós.” Apesar de ser breve essa passagem, ela é ao mesmo tempo muito profunda, porque nos traz a reflexão do quão importante e poderosa é a oração e principalmente a oração pelo próximo. Temos o costume de pensar que não é necessário orar por alguém que já está nos caminhos de Deus, principalmente alguém com profunda comunhão com o Senhor, porque naturalmente essa pessoa anda na graça, de modo que qual seria a razão de orar por ela se ela certamente já anda em oração?

A resposta para isso está em Mateus 6:8 em que Jesus nos orienta a orar mesmo sabendo que nosso Pai que está no céu já conhece os nossos desejos e as nossas necessidades antes de pedirmos. Mas mesmo assim Ele nos orienta a que oremos, porque isso é um convite a colocar para fora, verbalizar nossas necessidades. Isso não é apenas um exercício espiritual, mas um exercício mental também, porque, ao proferir os seus desejos, você mentaliza o objetivo de maneira que seu cérebro se concentra no alvo para que seus movimentos sejam naquela direção. É como se a nossa mente fosse o piloto; e o nosso corpo, o avião. Ao orientar o piloto sobre a rota que desejamos traçar, ele programará a aeronave para trafegar nessa direção.

Da mesma forma acontece com nosso corpo, pois, se você verbaliza para Deus todas as suas questões, além de você aumentar sua comunhão com Ele, seu corpo será programado para agir rumo à solução dos problemas e conquista dos objetivos. É justamente por isso que Jesus nos orienta a verbalizar nossos desejos a Deus mesmo ele sabendo o que necessitamos. E foi exatamente o que o Apóstolo Paulo recomendou aos tessalonicenses, que recorressem a Deus por meio das orações pelo próximo a fim de mentalizar a comunhão com os irmãos. Quando você ora por alguém, deixa de lado o egoísmo e dedica um momento sagrado, que é estar na presença de Deus, para que outra pessoa seja abençoada. Isso também é um exercício de combate ao egoísmo e de fortalecimento do amor ao seu semelhante. 

Quem é salvo pela graça se torna membro de um corpo e não há membro que funciona de forma independente, todos os que vivemos segundo o Evangelho somos interligados como partes do corpo de Cristo, que nos une em amor e comunhão. Dessa forma, orar pelos e irmãos e congregar em uma Igreja deve ser algo natural e espontâneo para nós, mas isso só acontece quando você exercita esse sentimento.

Portanto, exercite sua empatia. Quando vir um irmão passando por um momento difícil, seja enfermidade, angústia, dor, depressão ou até mesmo perseguição, como no caso de Paulo, interceda por ele e ore por sua vida. Não há maneira mais eficaz de trabalhar a comunhão do que exercitar a empatia.